Para todos que desejam entender mais sobre as motos ! no twitter: twitter.com/BiagioFerrari
.Bloagadas e mais blogadas...

. Conheça um pouco sobre a ...

. Pistão e biela de uma Fer...

. De olho no comércio – Mot...

. NOVIDADE NA COPA MONTANA.

. JOHNNY CECOTTO – CAMPEÃO ...

. NOVA FUTURE SPORT

. 5ª EDIÇÃO DO MOTO FESTIVA...

. Desenvolvimento da BMW S ...

. SISTEMA DE ARREFECIMENTO...

. SISTEMA DE ARREFECIMENTO ...

. Esportiva da Sundown 250 ...

. RAY KROC, PICASSO, GILLI...

. Citroen vs Chevrolet

. Sundown na Adventure Spo...

. Leves devem reduzir nível...

. Pilotar motocicletas pod...

. Afinal, o que é cilindrad...

. Que evoluções dos carros ...

. Como realizar uma demonst...

. Honda Lead 110

. QUAL É A MELHOR MANEIRA D...

. Treinamento em Lagoa da P...

. O motivo faz toda a difer...

. ELES SÃO OS CARAS !

. O VALOR DO GERENTE

. Treinar para Vencer - por...

. Treinamento em Goiás - po...

. O básico do procedimento ...

. Observando o funcionamen...

. Made in China Sensor Indi...

.Baú do Blog

. Agosto 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Março 2010

. Janeiro 2010

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Outubro 2008

.tags

. todas as tags

Segunda-feira, 19 de Outubro de 2009
SISTEMA DE ARREFECIMENTO – PARTE 1 de 2

por: Biagio Ferrari

 

O motor de uma motocicleta é um gerador de calor podendo, no caso de uma motocicleta de 125cc atingir temperaturas superiores a 100º C com extrema facilidade. A temperatura do motor não pode prejudicar o seu funcionamento e as propriedades do óleo lubrificante.

 

Para proteger o motor, os fabricantes adotam diferentes soluções de arrefecimento, basicamente as motos populares são resfriadas através do próprio ar penetrando nas aletas localizadas no cilindro, mas para este método ser eficiente a motocicleta deve estar em movimento, ha ainda métodos que independem do movimento da motocicleta tal como arrefecimento líquido e a óleo encontrado em motocicletas de maior custo.

 

Além do próprio sistema de arrefecimento o motor conta ainda com o óleo, mistura rica (mais gasolina do que ar) e o cruzamento das válvulas para lhe auxiliar no resfriamento.

 

Óleo: O óleo circula por todas as partes do motor o que possibilita transportar o calor de uma região de alta temperatura (cabeçote) para regiões de baixa temperatura (sistema de embreagem) num eterno ciclo que é interrompido somente quando desliga-se o motor. Por este motivo a viscosidade do óleo a ser utilizado deve ser aquela recomendada pelo fabricante (observar manual do proprietário), lembrando que o óleo é multi-viscoso ou seja, suas propriedades funcionam em baixa e alta temperatura . O nível do óleo também deve ser observado em cada partida caso contrário o motor poderá travar por falta de lubrificação

 

Mistura rica: A mistura rica também contribui com o arrefecimento do motor devido à temperatura do vapor de gasolina ser muito mais baixa do que o ar. Lembrando que “mistura rica” é um termo que se utiliza quando se envia mais combustível do que a proporção ideal A/F (air/fuel – ar/combustível). Tanto o excesso de combustível como o excesso de ar são prejudiciais ao motor sendo que este ajuste deve ser feito pelo fabricante.

 

Cruzamento das válvulas: No momento que ocorre o cruzamento de válvulas, ou seja, ambas as válvulas (admissão e escape) estão propositalmente abertas simultaneamente, o vapor de combustível que está entrando no motor resfria uma parte dos gases que estão saindo.

 

Sistema de arrefecimento - líquido

 

O sistema mais eficiente de arrefecimento é o líquido, comumente encontrado em motos de alta performance. O calor é dissipado através de dutos contidos no motor (cilindro e cabeçote) por onde circula a água refrigerante. Este sistema possibilita o desenvolvimento de motores mais potentes pois certamente manterá adequada a sua temperatura ao contrário o sistema de refrigeração a ar que esta limitado as condições atmosféricas. Lembre-se que quando mais potente é um motor mais calor ele deve gerar. Outra vantagem deste sistema é que ele acaba diminuindo o ruído do motor, tornando-o mais silencioso. Em contra-partida aumenta a massa (“peso”) da motocicleta e requer componentes mais complexos e manutenção especializada.

 

Sistema de arrefecimento – ar

O sistema de arrefecimento a ar é muito útil em diversos tipos de motores e possui baixo custo de fabricação quando comparado com o sistema de arrefecimento líquido porém, é necessário movimento para se resfriar. O calor é dissipado através de aletas que tem a função de dissipar rapidamente o calor gerado pelo motor. Essas aletas certamente ficam localizadas no cilindro também podendo estar em outros lugares. O material que é confeccionado o motor também é muito importante para a condutividade do calor, por este motivo é utilizado uma liga de alumínio na maioria dos cilindros e cabeçotes.

 

Na próxima parte vamos detalhar o sistema de arrefecimento líquido.

 

Glossário:

 

Arrefecimento: é o controle do resfriamento

Cilindro: O cilindro do motor é a parte onde o pistão se desloca para cima e para baixo.

 

 

publicado por Biagio Ferrari às 12:55
link do post | comentar | favorito
 O que é?
.Este sou eu !
.pesquisar
 
.Agosto 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
.links
.Visitantes

Dating