Para todos que desejam entender mais sobre as motos ! no twitter: twitter.com/BiagioFerrari
.Bloagadas e mais blogadas...

. Conheça um pouco sobre a ...

. Pistão e biela de uma Fer...

. De olho no comércio – Mot...

. NOVIDADE NA COPA MONTANA.

. JOHNNY CECOTTO – CAMPEÃO ...

. NOVA FUTURE SPORT

. 5ª EDIÇÃO DO MOTO FESTIVA...

. Desenvolvimento da BMW S ...

. SISTEMA DE ARREFECIMENTO...

. SISTEMA DE ARREFECIMENTO ...

. Esportiva da Sundown 250 ...

. RAY KROC, PICASSO, GILLI...

. Citroen vs Chevrolet

. Sundown na Adventure Spo...

. Leves devem reduzir nível...

. Pilotar motocicletas pod...

. Afinal, o que é cilindrad...

. Que evoluções dos carros ...

. Como realizar uma demonst...

. Honda Lead 110

. QUAL É A MELHOR MANEIRA D...

. Treinamento em Lagoa da P...

. O motivo faz toda a difer...

. ELES SÃO OS CARAS !

. O VALOR DO GERENTE

. Treinar para Vencer - por...

. Treinamento em Goiás - po...

. O básico do procedimento ...

. Observando o funcionamen...

. Made in China Sensor Indi...

.Baú do Blog

. Agosto 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Março 2010

. Janeiro 2010

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Outubro 2008

.tags

. todas as tags

Em destaque no SAPO Blogs
pub
Quarta-feira, 2 de Setembro de 2009
Pilotar motocicletas pode afetar audição

  

Arthur Caldeira

 

Acelerar uma motocicleta na estrada a 120 km/h, embalado pelo ronco do escapamento, está entre os maiores prazeres para quem é apaixonado pela liberdade em duas rodas. Mas além das preocupações com uma pilotagem segura, é preciso ficar atento a outros danos que o ato de pilotar uma moto pode causar à saúde.

 

O House Ear Institute (Instituto Casa do Ouvido), de Los Angeles, Califórnia, nos Estados Unidos, alerta que a exposição prolongada ao ruído produzido por uma motocicleta pode causar “Perda Auditiva Induzida por Ruído”, também conhecida pela sigla PAIR e geralmente associada aos prejuízos auditivos causados em trabalhadores de diversos ramos industriais.

 

Porém, de acordo com tabela divulgada pelo National Institute on Deafness and Other Communication Disorders (Instituto Nacional de Surdez e Outras Doenças de Comunicação) do governo norte-americano, uma moto produz níveis de ruídos em torno de 95 decibéis (dB). Segundo organizações de saúde de todo o mundo, ruídos acima de 85 dB podem causar alterações na estrutura interna do ouvido e perda permanente de audição. Como efeito de comparação, uma conversação normal atinge 60 dB, já um refrigerados em funcionamento chega a 40 dB.

 

Por isso mesmo os médicos do Instituto Casa do Ouvido de Los Angeles fazem o alerta que a perda auditiva induzida por ruído pode acometer também os motociclistas. Ainda mais porque muitos alteram o sistema de escapamento, utilizando ponteiras esportivas ou personalizadas que aumentam ainda mais o nível de ruído emitido.

 

Em entrevista por e-mail, os especialistas do Instituto Casa do Ouvido alertaram que a única maneira de o motociclista se prevenir contra a perda auditiva é utilizando protetores auriculares, também chamados de plugues de ouvido. São protetores baratos encontrados em lojas que comercializam Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para uso profissional e até mesmo em farmácias. “Apesar de o capacete oferecer alguma barreira, é realmente necessário o uso de plugues para reduzir os ruídos a níveis seguros”, informou o instituto por meio de sua assessoria de comunicação. Tanto que os capacetes da marca Sparx, importada dos Estados Unidos pela empresa Silva Mattos, trazem plugues de ouvido descartáveis junto com o produto.

 

A grande preocupação com PAIR é que é uma doença cumulativa, portanto qualquer dano vai se somando ao longo do tempo. Mesmo que uma pessoa se exponha diariamente por um curto período a um ruído acima de 85 dB, os prejuízos auditivos podem aumentar depois de muitas exposições.

 

Indivíduos suscetíveis e sintomas

 

O médico otorrinolaringologista Lídio Granato, do Hospital Santa Catarina da capital paulista, ressalta que há indivíduos mais suscetíveis a ruídos excessivos por questões genéticas. “O ideal é consultar um especialista para se submeter a exames, como a audiometria, para detectar se você é muito vulnerável”, declarou o médico por telefone.

 

Para o Dr. Granato ainda mais grave que não usar protetores auriculares é utilizar tocadores de MP3 enquanto pilota, costume de muitos motociclistas. “Alguns aparelhos podem atingir até 110 dB, causando danos ainda maiores”, declarou o médico.    

 

O otorrino alerta para alguns sintomas da perda de audição induzida por ruídos. “Os prejuízos auditivos começam pelas freqüências mais altas, onde estão algumas consoantes como ‘f’ e ‘s’. Portanto, um sintoma da perda é que palavras como ‘salsicha’ tornam-se ininteligíveis. A pessoa ouve, mas não entende”.

 

O Dr. Lídio Granato faz também um alerta aos motociclistas com mais idade. “A audição, assim como a visão, pode sofrer prejuízos com o passar do tempo. Pessoas com mais idade vão perdendo a audição”.

 

Falta de hábito

 

Muitos motociclistas alegam que usar protetores auriculares é estranho, pois não ouvem nada a sua volta. “Mas esse é justamente o objetivo”, reforça o Dr. Granato. Outros afirmam que isso pode prejudicar a atenção durante a pilotagem. Por experiência própria, essa impressão é falsa.

 

No início há certo estranhamento, mas é apenas uma questão de hábito. Atualmente sempre piloto motos com protetores auriculares. Afirmo que sem ouvir nada se presta mais atenção ao que acontece em volta. “Isso em geral acontece. Pessoas que perdem a visão desenvolvem um tato mais aguçado”, completa o médico.

 

O importante é saber que se você quer pilotar embalado pelo ronco de sua moto por muitos anos vale a pena proteger seus ouvidos. Para poder escutar essa sinfonia por muitos e muitos quilômetros.

 

 

Fonte:

Agência Infomoto

tags:
publicado por Biagio Ferrari às 14:54
link do post | comentar | favorito
1 comentário:
De Bráulio a 19 de Novembro de 2010 às 17:22
Biagio, e como fica a relação entre o protetor e o capacete? Aquela parte que fica pra fora do ouvido não encosta na parte interna do capacete?

Comentar post

.Este sou eu !
.pesquisar
 
.Agosto 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
.links