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JEFFREY GITOMER – autoridade global em vendas e atendimento ao cliente – responde esta questão com duas palavras: FAÇA PERGUNTAS! - Isto lhe proporcionará 2 benefícios.
Benefício No. 1: Você tem o controle da situação.
Benefício No. 2: A pessoa que responde lhe dá informação valiosa de que você necessita para fazer uma venda e construir um relacionamento.
Ou seja, não tente adivinhar a necessidade do seu cliente, você deve realizar perguntas para conhecer um fator comum entre o que ele precisa, deseja e suas possibilidades.
Nunca esqueça: VOCÊ DEVE AJUDAR O CLIENTE!
O texto abaixo é parte do livro de JOHN C. MAXWELL – O LIVRO DE OURO DA LIDERANÇA.
Nem todos descobrem este segredo. Li uma história hilariante sobre três irmãos que competiam
- Construí uma mansão para a mamãe – orgulhava-se o primeiro.
- Bem, eu comprei para ela uma Mercedes novinha com motorista e tudo – contou o segundo.
- Ganhei dos dois – exclamou o terceiro. – Vocês sabem como a mamãe gosta da Bíblia, mas não consegue enxergar direito. Por isso, mandei para ela um papagaio marrom capaz de recitar a Bíblia inteira. Doze monges levaram doze anos para ensiná-lo. Tive de oferecer uma contribuição anual de 100 mil dólares ao monastério durante dez anos para que o treinassem, mas valeu a pena. Mamãe só precisa só precisa dizer o capítulo e o versículo, e o papagaio recita na mesma hora. Pouco tempo depois, cada um dos irmãos recebeu um bilhete da mãe. Ao primeiro filho, ela escreveu: “Milton, a casa que você construiu para mim é muito grande. Vivo em apenas um aposento, mas preciso limpar a casa inteira.” Ao segundo filho, relatou: “Marty, estou velha demais para sair de casa. Fico aqui o tempo todo, por isso nunca uso a Mercedes. Além disso, o motorista é muito grosseiro!” A mensagem dirigida ao terceiro filho era mais gentil: “Querido Melvin, você é o único filho que teve o bom senso de escolher algo de que sua mãe gosta. O frango estava delicioso!”
Algumas pessoas precisam aprender, mesmo que à força, a importância de se fazer perguntas! A capacidade de perguntar geralmente distingue os bem-sucedidos dos demais. O motivo é simples: só obtemos respostas às perguntas que fazemos. Como afirmou o consultor financeiro Bernard Baruch, “milhões de pessoas viram maçãs caindo, mas Newton foi o único que perguntou por quê”.
"Aquele que pergunta é tolo por cinco minutos, mas o que não pergunta é tolo a vida inteira."
PROVÉRBIO CHINÊS
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