Para todos que desejam entender mais sobre as motos ! no twitter: twitter.com/BiagioFerrari
.Bloagadas e mais blogadas...

. Conheça um pouco sobre a ...

. Pistão e biela de uma Fer...

. De olho no comércio – Mot...

. NOVIDADE NA COPA MONTANA.

. JOHNNY CECOTTO – CAMPEÃO ...

. NOVA FUTURE SPORT

. 5ª EDIÇÃO DO MOTO FESTIVA...

. Desenvolvimento da BMW S ...

. SISTEMA DE ARREFECIMENTO...

. SISTEMA DE ARREFECIMENTO ...

. Esportiva da Sundown 250 ...

. RAY KROC, PICASSO, GILLI...

. Citroen vs Chevrolet

. Sundown na Adventure Spo...

. Leves devem reduzir nível...

. Pilotar motocicletas pod...

. Afinal, o que é cilindrad...

. Que evoluções dos carros ...

. Como realizar uma demonst...

. Honda Lead 110

. QUAL É A MELHOR MANEIRA D...

. Treinamento em Lagoa da P...

. O motivo faz toda a difer...

. ELES SÃO OS CARAS !

. O VALOR DO GERENTE

. Treinar para Vencer - por...

. Treinamento em Goiás - po...

. O básico do procedimento ...

. Observando o funcionamen...

. Made in China Sensor Indi...

.Baú do Blog

. Agosto 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Março 2010

. Janeiro 2010

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Outubro 2008

.tags

. todas as tags

Domingo, 26 de Julho de 2009
Observando o funcionamento do ABS* mecânico *ABS: anti-blocked system; sistema anti-bloqueio por: Biagio Ferrari

Comumente encontramos em motocicletas de origem chinesa um, até então, desconhecido sistema de freio anti-bloqueio mecânico, que tem por objetivo evitar acidentes causado pelo travamento total da roda. O sistema anti-bloqueio pode utilizar algum mecanismo tais como eletrônica embarcada ou ser simplesmente mecânico. É sobre este último mecanismo (mecânico) que explicarei neste artigo.

O sistema anti-bloqueio impede o travamento da roda no instante em que realizamos uma frenagem brusca. Ao contrário do consagrado sistema ABS (anti-blocked system) que se utiliza de uma complicada eletrônica para funcionar, o sistema anti-bloqueio mecânico funciona de maneira simples, eficiente e barato em sua construção.

Antes de compreendermos este sistema, devemos conhecê-los.

 
     

Na figura postada, o “globo” prateado contem o conjunto do sistema anti-bloqueio mecânico. Este “globo” é rosqueado numa câmara de metal que por sua vez contem um êmbolo em seu interior. 

Construído por poucas porém, pequeninas peças, tais como tampa de segurança; tampa do êmbolo, mola; êmbolo com seus retentores e câmara para alívio de pressão, este conjunto trabalha de maneira simples e eficiente.

Fica mais fácil de compreender o seu funcionamento se imaginarmos uma seringa cheia de água. No geral, para fazermos a água expelir da seringa devemos aplicar uma determinada força no embolo. Imagine agora uma mola que atue de tal maneira que resista a força aplicada, para bom resultado, devemos aplicar um pouco mais de força para expelir a água. Considero este raciocínio muito útil para compreendermos o sistema anti-travamento mecânico. Enquanto não há força suficiente para mover o embolo do sistema anti-travamento, este fica inativo e, somente o restante e conhecido sistema de frenagem é utilizado, trata-se do caso de uma frenagem comum na qual a motocicleta pára tranqüilamente. Em caso de um bruto acionamento ao manete do freio (situações de emergência na qual necessitamos de um curto espaço de frenagem) a força aplicada poderá ser transmitida na íntegra ao restante do sistema de freio porém, com a inclusão do sistema anti-travamento, parte desta força será utilizada para empurrar o embolo evitando assim que se aplique toda e desnecessária força ao sistema de frenagem o que pode causar um acidente por travamento da roda.    

 
     

Na prática, haverá sensíveis diferenças na utilização do sistema anti-bloqueio quando comparado com o sistema convencional. A adaptação do condutor com cada tipo de sistema é o que estabelecerá o melhor resultado de frenagem e portanto, o sucesso alcançado pela tecnologia inserida à uma motocicleta depende da aceitação do consumidor.

tags:
publicado por Biagio Ferrari às 06:09
link do post | comentar | favorito
 O que é?
1 comentário:
De Bráulio a 19 de Novembro de 2010 às 17:18
Biagio, e como fica o cálculo disso tudo? Quero dizer, a partir de que momento o sistema começa a funcionar? Outra coisa: ele aguenta qualquer pressão sem fazer a roda travar, como o ABS eletrônico?

Comentar post

.Este sou eu !
.pesquisar
 
.Agosto 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
.links
.Visitantes

Dating