Para todos que desejam entender mais sobre as motos ! no twitter: twitter.com/BiagioFerrari
.Bloagadas e mais blogadas...

. Conheça um pouco sobre a ...

. Pistão e biela de uma Fer...

. De olho no comércio – Mot...

. NOVIDADE NA COPA MONTANA.

. JOHNNY CECOTTO – CAMPEÃO ...

. NOVA FUTURE SPORT

. 5ª EDIÇÃO DO MOTO FESTIVA...

. Desenvolvimento da BMW S ...

. SISTEMA DE ARREFECIMENTO...

. SISTEMA DE ARREFECIMENTO ...

. Esportiva da Sundown 250 ...

. RAY KROC, PICASSO, GILLI...

. Citroen vs Chevrolet

. Sundown na Adventure Spo...

. Leves devem reduzir nível...

. Pilotar motocicletas pod...

. Afinal, o que é cilindrad...

. Que evoluções dos carros ...

. Como realizar uma demonst...

. Honda Lead 110

. QUAL É A MELHOR MANEIRA D...

. Treinamento em Lagoa da P...

. O motivo faz toda a difer...

. ELES SÃO OS CARAS !

. O VALOR DO GERENTE

. Treinar para Vencer - por...

. Treinamento em Goiás - po...

. O básico do procedimento ...

. Observando o funcionamen...

. Made in China Sensor Indi...

.Baú do Blog

. Agosto 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Março 2010

. Janeiro 2010

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Outubro 2008

.tags

. todas as tags

Em destaque no SAPO Blogs
pub
Domingo, 26 de Julho de 2009
Made in China Sensor Indicador de marcha Texto e foto: Biagio Ferrari
 
   

Atualmente está presente em muitas motocicletas de origem chinesa um item que cada vez mais conquista, principalmente, os iniciantes condutores de motocicleta. É o sensor que possibilita a visualização da marcha na qual a motocicleta está sendo conduzida. Este sensor auxilia a condução da motocicleta, pois todos nós motociclistas, por exemplo, já estivemos em última marcha e tentamos passar para uma “virtual” marcha superior, ou mesmo uma marcha inferior à primeira marcha, e nos deparamos com um breve desconforto ao pilotar. Com a possibilidade de visualizarmos a indicação da marcha não há como errar, sabemos exatamente em qual marcha estamos pilotando.

PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO
A peça responsável por esta tecnologia é destacada na figura, observem que nesta ilustração, devido à motocicleta possuir cinco marchas, existe seis circulares contatos dourados, ao invés do único tradicional contato do neutro. Esta peça é localizada próxima ao pinhão (para visualizarmos sua localização na motocicleta devemos remover a capa protetora do pinhão), fixada na carcaça esquerda da motocicleta. O trambulador (peça localizada internamente no motor que auxilia a troca de marchas) carrega uma chapa metálica que possui um ressalto (em nossa figura, ao lado do sensor) que fecha o circuito elétrico com um dos seis circulares contatos do sensor. 

RESUMO
No nosso caso, por haver apenas cinco marchas são necessário cinco contatos para a indicação da marcha (um contato para cada visualização) e mais uma para a visualização do neutro, portanto seis contatos!

MANUTENÇÃO
A avaria mais comum é o desgaste da pequena chapa metálica que fecha o circuito, como conseqüência, ocorre à ausência da indicação da marcha. Basta substituir a pequena chapa ou simplesmente limpar o contato com produto específico (limpa-contatos).

PORMENORES
Adaptar este sistema numa motocicleta que não a possua é praticamente impossível devido às dimensões do sensor e da chapa metálica não se adaptarem ao sistema original da motocicleta, mas num país com um povo tão criativo que inventa e reinventa de tudo (que o diga os motociclistas que adaptam filtro de ar do Celta na Falcon) não duvido nada caso eu encontre uma Falcon ou Twister com este tal indicador de marcha!

SAIBA MAIS...

 
   

A expressão “fechar o circuito” é utilizada quando nos referimos a uma passagem de corrente elétrica por todo o circuito. Observe que na figura do lado esquerdo a lâmpada não acende, ela só é acessa após ter um de seus terminais conectados ao pólo positivo da fonte, ou seja, quando é fechado o circuito.

tags:
publicado por Biagio Ferrari às 06:05
link do post | comentar | favorito
.Este sou eu !
.pesquisar
 
.Agosto 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
.links