Para todos que desejam entender mais sobre as motos ! no twitter: twitter.com/BiagioFerrari
.Bloagadas e mais blogadas...

. Conheça um pouco sobre a ...

. Pistão e biela de uma Fer...

. De olho no comércio – Mot...

. NOVIDADE NA COPA MONTANA.

. JOHNNY CECOTTO – CAMPEÃO ...

. NOVA FUTURE SPORT

. 5ª EDIÇÃO DO MOTO FESTIVA...

. Desenvolvimento da BMW S ...

. SISTEMA DE ARREFECIMENTO...

. SISTEMA DE ARREFECIMENTO ...

. Esportiva da Sundown 250 ...

. RAY KROC, PICASSO, GILLI...

. Citroen vs Chevrolet

. Sundown na Adventure Spo...

. Leves devem reduzir nível...

. Pilotar motocicletas pod...

. Afinal, o que é cilindrad...

. Que evoluções dos carros ...

. Como realizar uma demonst...

. Honda Lead 110

. QUAL É A MELHOR MANEIRA D...

. Treinamento em Lagoa da P...

. O motivo faz toda a difer...

. ELES SÃO OS CARAS !

. O VALOR DO GERENTE

. Treinar para Vencer - por...

. Treinamento em Goiás - po...

. O básico do procedimento ...

. Observando o funcionamen...

. Made in China Sensor Indi...

.Baú do Blog

. Agosto 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Março 2010

. Janeiro 2010

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Outubro 2008

.tags

. todas as tags

Quarta-feira, 22 de Julho de 2009
GESTÃO SPIN SELLING

por Raúl Candeloro


Recentemente, Neil Rackham esteve no Brasil dando palestra no Fórum Mundial de Marketing & Vendas da HSM. Como estava cobrindo o evento, achei que seria um excelente assunto para a Gestão em Vendas desta semana.

 

Rackham começou a ganhar fama no círculo de pensadores de vendas quando, depois de anos de vida acadêmica, saiu da universidade e montou uma empresa de pesquisa e consultoria em vendas, que começou a questionar a forma como as coisas eram feitas.

Uma das primeiras coisas que ele descobriu foi que quanto maior o valor de uma venda, menos funcionam as táticas comuns de fechamento. Quando ela é de alto valor, o cliente precisa pensar mais, ter mais informações antes de decidir, consultar outras pessoas, etc. Se o vendedor pressionar muito, existe uma grande probabilidade de que a venda seja perdida.

 

Esses estudos provocaram tremores no mundo do treinamento em vendas, pois negociação e fechamento são duas das coisas mais treinadas em qualquer equipe decente. Aliás, muitos clientes pedem isso sem ao menos saber exatamente por quê.

Ao estudar o assunto com mais atenção, Rackham descobriu que muitos treinamentos de vendas estavam atrapalhando mais que ajudando, simplesmente porque a venda agressiva não funciona em todos os casos. Parece óbvio, certo? Mas não é, e cito um exemplo: dos oito livros da minha Coleção Passos da Venda, os três que mais venderam, nesta ordem, foram: Fechamento, Negociação e Prospecção.

 

Já os livros Preparação e Planejamento, Levantamento de Necessidades e Proposta de Valor, provavelmente os passos mais importantes de uma boa venda, vendem muito menos que os outros, mesmo sendo essenciais para conseguir negociar e fechar uma venda. Como é que alguém quer negociar bem se não sabe levantar necessidades nem fazer uma proposta decente?

 

Rackham foi além nos seus estudos e mostrou que mesmo em situações em que as técnicas de fechamento funcionavam bem, elas só conseguiam resultados positivos a curto prazo, pois no longo acabavam sendo um tiro no pé.

Ao pressionar os clientes, alguns vendedores realmente conseguiam vender mais, só que os clientes raramente voltavam. O nível de satisfação era muito menor que o dos clientes atendidos por vendedores que não utilizavam técnicas agressivas de fechamento.

Indo mais a fundo, Rackham chegou a testar se não usar nenhuma tentativa de fechamento funcionava. Ele descobriu que também não dava certo, ou seja, não adianta exagerar e só atender bem o cliente sem tentar vender. Em algum momento, o vendedor tem de ser proativo e tentar fechar a venda.

 

Duas tentativas parecem ser a média ideal. A partir da terceira, o profissional passa a ser visto como inoportuno e exageradamente agressivo, ou seja, nem tanto ao mar nem tanto à terra. Moderação é bom como muitas coisas na vida e, com certeza, tentativas de fechamento em vendas são algumas delas.

 

Depois de acompanhar centenas de visitas de vendedores e analisar os resultados, Rackham descobriu que havia um método que parecia ideal, usado intuitivamente pelos melhores vendedores. Para ficar mais fácil de lembrar, ele batizou essa metodologia de SPIN. Hoje, a mais utilizada em treinamentos do mundo inteiro.

Então, como funciona a metodologia SPIN? Cada letra significa um tipo de pergunta.

 

S: perguntas sobre a Situação do cliente – São feitas para descobrir a situação atual do cliente e devem ser usadas com parcimônia, pois as pessoas se cansam rapidamente de responder esse tipo de questionamento. Entretanto, são fundamentais para estabelecer o contato inicial e avançar a conversa.

 

P: perguntas sobre Problemas que o cliente está enfrentando – Segundo Rackham, a grande dificuldade é que justamente nesse ponto a maior parte dos vendedores comete seu maior erro: falar sobre seu produto/serviço, como ele é bom, resolve magicamente o problema do cliente, etc. Vendedores realmente bons esperam mais um pouco e passam para a próxima fase, que é o I do SPIN.

 

I: perguntas sobre a Implicação dos problemas, ou seja, exatamente o que eles estão provocando – Essa parte da implicação é fundamental, porque faz com que o cliente finalmente passe a perceber uma série de coisas importantes sem que o vendedor fale nada. Esse momento é um dos mais importantes da venda, pois estamos falando do que realmente incomoda o cliente.

 

N: perguntas sobre Necessidades de resultados – A idéia aqui é parar de falar dos problemas e começar a falar da solução e dos benefícios. Mas com um porém – o bom profissional de vendas deixa o próprio cliente falar dos benefícios, pois isso tem uma influência positiva muito maior que o vendedor ficar falando. É uma questão de credibilidade e o próprio cliente acaba se vendendo.

tags:
publicado por Biagio Ferrari às 18:45
link do post | comentar | favorito
 O que é?
.Este sou eu !
.pesquisar
 
.Agosto 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
.links
.Visitantes

Dating