. Conheça um pouco sobre a ...
. Pistão e biela de uma Fer...
. De olho no comércio – Mot...
. JOHNNY CECOTTO – CAMPEÃO ...
. 5ª EDIÇÃO DO MOTO FESTIVA...
. Desenvolvimento da BMW S ...
. SISTEMA DE ARREFECIMENTO ...
. Esportiva da Sundown 250 ...
. Leves devem reduzir nível...
. Afinal, o que é cilindrad...
. Que evoluções dos carros ...
. Como realizar uma demonst...
. QUAL É A MELHOR MANEIRA D...
. Treinamento em Lagoa da P...
. O motivo faz toda a difer...
. Treinar para Vencer - por...
. Treinamento em Goiás - po...
. O básico do procedimento ...
. Made in China Sensor Indi...
Texto: Biagio Ferrari
Fotos: Ducati
A palavra “desmodrômico” é derivada de “desmos” (controlado, ligados) e “dromos” (caminho, curso, trilha). Em motos, este sistema de controle é utilizado em motores da marca italiana Ducati, ambos os movimentos da válvula (abertura e fechamento) “são controlados”.
Faleceu, em julho de 2001, o engenheiro Fabio Taglioni, responsável pelo projeto do sistema desmodrômico a fabrica de motocicletas Ducati, sua criação é exclusividade da marca italiana. A Ducati utiliza este sistema desmodrômico desde 1956.
Introdução
Antes de entendermos o funcionamento do sistema desmodrômico, é necessário compreendermos a função das válvulas de admissão e escape nos motores.
As válvulas são responsáveis por permitirem a entrada de mistura ar-combustível e de sua exaustão, além de que devem realizar a vedação quanto o pistão comprime a mistura. Este sistema geralmente é acionado através de um eixo câmes ou através de balancins e utiliza molas responsáveis pelo retorno e conseqüentemente seu fechamento.
Para um melhor rendimento do motor, os sistemas tradicionais de acionamento de válvulas, deveriam utilizar uma mola mais rígida, porém, quanto mais rígida maior será o esforço para acionar a válvula - isto representa perda de energia do motor. Caso esta mola seja um tanto mais “macia”, o esforço de acionamento será baixo, porém seu retorno será ineficiente, o que ocasionará em “flutuação das válvulas”, em outras palavras, escapará indevidamente mistura para fora da câmara de combustão e esta não será aproveitada. Todos estes problemas são resolvidos por um sistema desmodrômico.
O funcionamento do comando Desmodrômico
O eixo de comando é composto por ressaltos que entram diretamente em contato com dois balancins, isto mesmo, são dois por válvula, um para abrir e outro para fechar a válvula, diferente do sistema tradicional onde apenas controlamos o movimento de abertura das válvulas.
O fato de controlarmos o movimento de retorno da válvula, possibilita o estabelecimento do instante exato de seu fechamento e garantir que isto realmente ocorra, melhorando a sua vedação e evitando a flutuação de válvulas, esta evolução tecnológica é observada significantemente em ganho de potência, ou, em minha opinião, em menos perda de rendimento.
Glossário:
Balancim: componente mecânico, tipo braço, que oscila sobre um eixo.
Eixo câmes (excêntrico): eixo com ressalto que desloca os balancins.
Válvula de admissão: componente mecânico responsável pela entrada de nova mistura ar-combustível; uma vez fechada, deve impedir a passagem de fluídos.
Válvula de escape: componente mecânico responsável pela exaustão dos gases resultado da combustão.
Flutuação de válvula: A válvula não retorna no tempo certo dando oportunidade dos fluidos escaparem e até mesmo de permitir uma batida com o pistão, empenando-a.
Bibliografia: http://www.ducati.com/bikes/techcafe.jhtml?artID=2&detail=article&part=technical
. MOTOS OU CARROS
. JOHNNY CECOTTO – CAMPEÃO DE 350 CILINDRADAS AOS 19 ANOS
. Manutenção do fluído do freio
. Origem do sistema desmodrômico
. Entenda a injeção eletrônica
. Funcionamento do indicador de marcha
. Funcionamento do ABS mecânico
. O básico do procedimento mecânico
. Red Bull XFighters Madri 2009
. Lead 110
. Que evoluções dos carros de hoje vieram das pistas de corrida?
. Pilotar motocicletas pode afetar audição
. VENDAS
. Palavras do dono do Wall Mart
. Marketing: O modelo dos 4 Ps
. O Marketing Mix dos tempos modernos
. O motivo faz toda a diferença
. Qual é a melhor maneira de controlar uma venda?
. De olho no comércio: Moto-peças
. TREINAMENTO