Para todos que desejam entender mais sobre as motos ! no twitter: twitter.com/BiagioFerrari
.Bloagadas e mais blogadas...

. Conheça um pouco sobre a ...

. Pistão e biela de uma Fer...

. De olho no comércio – Mot...

. NOVIDADE NA COPA MONTANA.

. JOHNNY CECOTTO – CAMPEÃO ...

. NOVA FUTURE SPORT

. 5ª EDIÇÃO DO MOTO FESTIVA...

. Desenvolvimento da BMW S ...

. SISTEMA DE ARREFECIMENTO...

. SISTEMA DE ARREFECIMENTO ...

. Esportiva da Sundown 250 ...

. RAY KROC, PICASSO, GILLI...

. Citroen vs Chevrolet

. Sundown na Adventure Spo...

. Leves devem reduzir nível...

. Pilotar motocicletas pod...

. Afinal, o que é cilindrad...

. Que evoluções dos carros ...

. Como realizar uma demonst...

. Honda Lead 110

. QUAL É A MELHOR MANEIRA D...

. Treinamento em Lagoa da P...

. O motivo faz toda a difer...

. ELES SÃO OS CARAS !

. O VALOR DO GERENTE

. Treinar para Vencer - por...

. Treinamento em Goiás - po...

. O básico do procedimento ...

. Observando o funcionamen...

. Made in China Sensor Indi...

.Baú do Blog

. Agosto 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Março 2010

. Janeiro 2010

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Outubro 2008

.tags

. todas as tags

Em destaque no SAPO Blogs
pub
Segunda-feira, 7 de Junho de 2010
De olho no comércio – Moto-Peças.

Por: Biagio Ferrari

 

Para iniciarmos qualquer atividade comercial é imprescindível obter o Alvará de Funcionamento expedido pela Prefeitura. Conforme explica o SEBRAE/SP o Alvará de Funcionamento é um documento que autoriza o exercício de uma atividade levando em conta o local, o tipo de atividade, o meio ambiente, a segurança, a moralidade, o sossego público, etc. O horário comercial é definido pela Associação Comercial de cada cidade ou região em conjunto com a Prefeitura e fica descrito no Alvará de Funcionamento do estabelecimento comercial.

 

No geral o comércio é autorizado pela Prefeitura a prestar serviço das 6 até 22 horas. Com base nesta faixa de horário a Associação Comercial estabelece um parâmetro sadio para o comércio atuar, o que fica definido na maioria das vezes a faixa de horário “das 8 até as 18 horas”.

 

Agora pense comigo. Qual horário que você trabalha ? Muito certamente a maioria respondeu das 8 as 17 horas ou ainda das 9 as 18 horas. Salve as exceções que  trabalham fora deste horário , resta apenas 1 hora para você ir ao comércio e se considerarmos o tempo que se gasta para o deslocamento este tempo é ainda bem menor.

 

Então vou contar o que aconteceu comigo no dia 6 de Junho de 2010, uma segunda-feira, onde os comerciantes de minha região reclamavam do baixo movimento de clientes devido ao feriado do dia 3 ao dia 6 do respectivo mês. Mas antes permite me retornar e pontuar algumas coisas.

 

A região do Grande ABC é bem abastecida de Moto Peças sendo difícil um local onde você esteja distante a 20 minutos de uma. Todas são muito próximas. E o que me chama atenção, a maioria esmagadora trabalha das 8 as 19 horas. Não há um diferencial competitivo em relação aos horários. Com o objetivo de testar realmente este horário de atendimento, cheguei numa Moto Peças as 8 horas em ponto. Não vou esticar o assunto, prometo.

Até abrirem a loja corretamente e ser atendido levaram 30 minutos. Eu não era o único a ser atendido o que demonstra claramente que o horário de ínicio de atendimento é um bom horário, porém os funcionários devem iniciar sua carga horária ao menos uma hora antes! É ridículo acompanhar toda aquela movimentação de abertura de loja, sem contar as fofocas particulares que se ouve por tabela.

 

Retornando ao dia 6 de Junho, minha missão era parecida mas horário diferente, era ser atendido as 18h40min, eu só queria trocar a relação da minha moto “popular”, procedimento que demora 20 minutos. Escolhi uma Moto Peças que estivesse fazia e, estranhamente – pois geralmente elas vivem entupidas de motos - encontrei! Fiquei feliz pois é raro uma Moto Peças com três atendentes de braços-cruzado na porta da loja. Pensei comigo; - É essa mesmo!

 

Ao perguntar sobre o serviço um deles prontamente correu para o computador para consultar o preço e falou que era possível realizar o serviço e que não levaria nem 15 minutos. O segundo funcionário continuou de braço-cruzado mas o problema (e talvez pode ser de muitas empresas) foi o terceiro funcionário. Ele era o famoso “bola-murcha”. Disse que devido ao horário não seria possível realizar o serviço e ainda impediu que o outro funcionário realizasse. Solicitou que eu retornasse no dia seguinte as 8 horas da manhã.

 

Resumindo, mais um cliente insatisfeito, e do ponto de vista do empreendedor mais uma venda perdida, um infeliz proprietário sem dinheiro no bolso e com um atende péssimo na sua folha de pagamento. É isso que destrói a maioria dos comerciantes. Falta de qualificação profissional da equipe, incluindo a do dono. Falta de estratégia comercial. Falta de inovação. E inovação vem de gente e não de máquina.

 

O caso acima é bem bacana para pensar quem é o responsável pelos resultados do varejo. Uma coisa é certa, atualmente é o cliente que dita o destino do comércio. Eu fiz o reparo em outra oficina, aproveitei e realizei outros serviços.

 

publicado por Biagio Ferrari às 15:20
link do post | comentar | favorito
.Este sou eu !
.pesquisar
 
.Agosto 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
.links